Saiba por que é importante ser filiado


Em muitos momentos, o trabalhador tem dúvidas ou até mesmo sente-se lesado em seus direitos. E quem pode orientá-lo, é o sindicato, ao qual sua categoria é filiada, para que exija seus direitos. Os sindicatos de cada categoria estão devidamente credenciados para buscar as soluções dos impasses envolvendo o trabalhador.

Patrões não dariam um aumento espontaneamente. Quem luta por isso, são os sindicatos, que mobilizam os trabalhadores. Estes realizam greves, apresentam propostas, negociam e conseguem bom acordos. Descontos, Convênios, clubes de campos ou colônias de férias para o laser do trabalhador e sua família, são conquistas dos sindicatos.

Muitos associados não tem a menor noção da função da entidade sindical. Este é um problema enfrentado pela maioria dos sindicatos.

Aos filiados do sindicato, existem alguns benéficos, mas muitos trabalhadores não entendem quais são. Quando pensam em filiar-se, acabam recuando por não entender os benéficos oferecidos. E muitos acabam não entendendo que existe uma luta por traz de tudo.

Os principais motivos para que um trabalhador se torne um filiado ao sindicato da sua categoria são a união, segurança, a importância da participação e a conquista de novos benefícios para todos. Se esta não for a motivação, o sindicato perde o objetivo de sua existência.

A importância de um sindicato na vida do trabalhador, pois é ali que seus direitos são assegurados e as garantias são negociadas e direitos conquistados para toda uma categoria, não se tratando de algo individual. Ou que atinja apenas uma pequena parcela do universo de trabalhadores.

Trabalhador, torne-se um associado à sua entidade de classe, seja participativo nas assembleias, nas negociações, leve ao seu sindicato a sua contribuição. É importante a organização de todos em torno da defesa dos interesses da classe.