O SINDTTRANS nasceu do anseio dos agentes de trânsito e transporte, que sempre foram a mais importante força de luta e organização dentre os servidores do município de Salvador, ampliando posteriormente sua atuação para a região metropolitana.

Sua origem tem início na capital baiana. O objetivo era ter um sindicato próprio foi para canalizar essa energia direcionada para as demandas da categoria, que, indiscutivelmente, têm funções e atividades muito específicas de grande importância social e, também, proporciona uma arrecadação importante para o município.

Mas o crescimento da nossa categoria nas cidades metropolitanas nos deu ainda mais energia para ampliar nossos horizontes. Hoje, o Sinddtrans atua em Camaçari, Candeias, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas

Nos últimos anos, o sindicato enfrentou muitas dificuldades para garantir sua permanência e fortalecimento. Foram dificuldades de ordem estrutural política e financeira. Nasceu sem nenhuma estrutura e sem um local próprio para desempenhar as respectivas atividades, utilizando espaços cedidos por outros sindicatos parceiros. Sofreu com a oposição e descaso da ASTRAM, que à época viu no sindicato uma grave ameaça para sua condição de representatividade.

Financeiramente, só começou a ter receita após a conclusão do processo de sindicalização em folha. Infelizmente, o número de sindicalizados ainda é baixo, mas a necessidade de a categoria ter seu sindicato é tão forte que nada pode barrar o caminho do SINDTTRANS. Muitas conquistas só foram possíveis em razão da representação sindical específica, a qual afastou o Sindseps da categoria e, assim, pôde fazer sua luta e ir em busca de seus objetivos, os quais, em muitos momentos, são contrários aos interesses do sindicato em geral.

NA LUTA PELAS QUESTÕES NACIONAIS

Na luta pelas questões nacionais, fomos pioneiros na Região Metropolitana a entender a importância das demandas e, mesmo com limitações financeiras, não medimos esforços para enviar representantes para outros Estados e Distrito Federal.

Oportunamente, nosso representante sugeriu focar a luta na aprovação da Emenda Constitucional 82/2014, que começou como PEC 55.

Sabemos que ainda temos muito para avançar! Nesta caminhada queremos vocês sempre ao nosso lado!