O SINDTTRANS – Sindicato dos Servidores de Trânsito e Transportes de Salvador e Região Metropolitana – repudia veementemente a agressão sofrida por um agente de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito. (DMTT), Joaquim de Sousa Sá, no pleno exercício de sua atividade profissional, praticada por um condutor infrator.
A agressão, que tem imagens propagadas em redes sociais, ocorreu em Redenção, no Pará, após uma abordagem ao suspeito, em razão da constatação da infração por conduzir motocicleta sem capacete de segurança. O agressor é o lutador de MMA (Mixed Martial Arts) Urias Sousa.
Importante lembrar que desacato a servidor público no exercício da função ou em razão dela é crime previsto no Art. 331 do Código Penal, e pode gerar pena de seis meses a dois anos, ou multa. Neste caso, o agressor não apenas desacatou o agente, ele foi às vias de fato, ou seja, à agressão física. Esse tipo de violência não se justifica. Esperamos a ação da lei na defesa desse Agente de trânsito, ao qual externamos a nossa solidariedade, da mesma forma que nos solidarizamos com toda a categoria da DMTT.
Não podemos permitir que comportamentos dessa natureza continuem. A agressão registrada contra o agente demonstra a dificuldade em que a autoridade constituída enfrenta ao cumprir com suas atribuições profissionais e os riscos que corremos diariamente, inclusive de morte. Fatos como esse não nos intimidarão. Seguiremos sempre fortes e com nosso propósito de melhorar a mobilidade nas cidades e preservar vidas.
Atenciosamente,
Direção do SINDTTRANS