Sindicato participa de curso promovido pelo DETRAN

Fruto de uma parceria que envolveu os agentes de trânsito, representados pelo SINDTTRANS, as polícias Militar e Civil, a Bahiagás e o Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade),  foi realizado nos dias 11 e 12, o “Curso de Fiscalização de Veículos Automotores com GNV”.

O treinamento teve dois momentos: o teórico e o prático, incluindo, inclusive a realização de blitzes, que deram a experiência prática do aprendizado recebido durante o curso. “Esta foi uma importante iniciativa para ampliarmos nosso conhecimento e seguir colaborando com a preservação de vidas. Não poderia deixar de destacar a parceria que os órgãos envolvidos tiveram com sindicato, envolvendo os agentes de trânsito. Como saldo teremos a ampliação da segurança viária”, frisou o coordenador do SINDTTRANS, José Luis.

Na avaliação do coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito do departamento, Smith Neto, esse procedimento garante a segurança viária de motoristas e pedestres. “Só em 2023 tivemos 6 sinistros com veículos que possuíam GNV, mas não estavam regularizados, tanto na documentação como na inspeção anual do Ibametro. Os agentes vão verificar todos os itens abordados no curso de capacitação”, enfatizou Neto, que destacou, ainda, a parceria com o SINDTTRANS e a participação dos agentes de trânsito de Salvador e da região metropolitana.

Os proprietários que pretendem utilizar o GNV devem procurar o Detran-BA para realizar a mudança de característica do veículo, além de anualmente passar pela inspeção. A emissão do licenciamento do veículo depende da regulamentação de todas as taxas e do selo emitido pelo Ibametro.