IV Encontro Estadual de Agentes de Trânsito será realizado nos próximos dias 16 e 17

O município de Cabedelo sediará, nos dias 16 e 17, de setembro, das 8h às 18h, no auditório do Centro Universitário Uniesp, o IV encontro Estadual de Agentes de Trânsito. O evento conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo (Semob-Cabedelo) e é promovido pela Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT-Brasil) e pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito e Fiscais de Transportes do Estado da Paraíba (Sinafit-PB). O encontro reunirá Agentes de Trânsito e autoridades vinculadas à segurança viária de todo o país.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas pelo site da AGT-Brasil. O objetivo do encontro é proporcionar a qualificação desses profissionais, de todo o país, para que seja possível o desenvolvimento de atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, atuando como facilitadores da mobilidade urbana ou rodoviária sustentáveis.

Cada participante, inscrito, deverá apresentar 1kg de alimento não perecível que deverá ser entregue no momento do credenciamento do evento. Os alimentos arrecadados serão doados à Associação Metropolitana de Erradicação de Mendicância – Amem (popularmente conhecida como Lar dos Idosos da Mata do Amém, localizado em Cabedelo, na Paraíba). A instituição que, atualmente, atende 20 usuários, possui capacidade para acolher até 45 idosos.

Programação

O credenciamento para o evento acontecerá às 8h e, em seguida, às 8h40, será a abertura oficial. Já às 9h, acontecerá uma mesa redonda, em que será abordada a palestra “Quem é o Agente de Trânsito e Quem é o Agente da Autoridade de Trânsito” ministrada pelo presidente da AGT-Brasil, Antônio Coelho, pelo superintendente da PRF, na Paraíba, Giovanni Bosco Farias Di Mambro, pelo presidente do Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba (Cetran-PB) Carlos Pereira de Carvalho e Silva e pelo comandante do Batalhão de Trânsito da Policia Militar do Estado da Paraíba (BPtran-PB), tenente-coronel Jucier Pereira de Lima.

Dando continuidade ao encontro, às 10h10, serão repassadas informações sobre o Programa Habite Seguro pela Agente de Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob – João Pessoa), Giselle Rodrigues, além de um representante do Caixa Aqui. Às 10h50, o diretor operacional da Semob de Cabedelo, Elielson Cezário e o Agente de Trânsito, Thiago Felipe vão falar sobre o trabalho realizado, por meio da fiscalização eletrônica, no município. Em seguida, às 11h20, haverá apresentação dos representantes estadual e nacional. Já às 13h, ocorrerá a apresentação do Teatro de Bonecos da equipe da educação para o trânsito da Semob – João Pessoa, coordenada pela Agente de Trânsito, Gilmara Branquinho.

Ainda, dando prosseguimento ao encontro, às 13h30, o superintendente e Agente de Trânsito da Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTrans – Patos) Elucinaldo Laurindo vai falar sobre a primeira Escola Pública de Trânsito implementada no Estado da Paraíba, no município de Patos. Às 14h10, a assessora Paula Mamede vai abordar o trabalho realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Além disso, às 15h, será ministrada pelos Agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU-Natal), Thiago de Lira e Ives Silva uma palestra sobre “Inteligência emocional para Agentes de Trânsito”.

Às 15h45, os Policiais Rodoviários Federais (PRF´s) Ageu Pinheiro e Ricardo Onofre, instruirão sobre “Técnicas de abordagem e técnicas de tiro” e, finalizando a programação do dia, às 16h40, ocorrerá uma palestra sobre “Posicionamento do Agente de Trânsito em campo” que será ministrada pelo Diretor da Semob de João Pessoa, Sanderson Cesário.

Já em relação à programação do sábado (17), será realizada assembleia extraordinária com todos os Agentes de Trânsito, associados, que poderão participar tanto de forma presencial, no auditório do Uniesp, quanto virtualmente, por meio da plataforma de reunião online do Google Meet, em link disponibilizado ao associado. Entre as pautas que serão deliberadas está a avaliação dos projetos trabalhados em 2022 e a projeção para 2023, além de outras.

Confira aqui a Pogramação Oficial do IV Encontro Estadual de Agentes de Trânsito

Sindttrans vai disponibilizar transporte para Encontro

Para este importante evento, o Sindttrans vai disponibilizar, exclusivamente para os seus filiados, com vagas limitadas, o transporte para a cidade de João Pessoa. Os interessados devem enviar e-mail ([email protected]) informando o interesse de participar. Se número de interessados for maior que o total de vagas será criado um cadastro de reservas para eventuais desistências.

** A hospedagem e a alimentação serão custeada pelos próprios interessados.